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9 estatísticas que provam que o humor pode afetar o desempenho de vendas

E, sim, impacta muito!

Em 01/07/2022, por Matéria extraída de HubSpot Blog
As informações a seguir são extraídas de: https://blog.hubspot.com/sales/mood-vs-sales-performance?hubs_post-cta=blognavcard-sales

Não é surpresa que as vendas sejam um jogo difícil, tornando essencial que os líderes de vendas mantenham o moral de sua equipe alto. Mas para fazer isso, você precisa das estratégias certas para causar um impacto real.

Aqui, discutiremos os estresses diários enfrentados pelos representantes de vendas e abordaremos seis dicas para melhorar efetivamente o humor da sua área de vendas.

COMO O HUMOR AFETA AS VENDAS
[Estatísticas]:
1. Equipes de vendas com alto moral foram consideradas 21% mais lucrativas e 17% mais produtivas;
2. Vendedores altamente engajados alcançam um aumento de 20% nas vendas;
3. A inteligência emocional é responsável por 58% do sucesso profissional;
4. Vendedores com alto EQ trazem 2x mais receita do que aqueles com inteligência emocional baixa a média;
5. 80% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços;
6. 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende das habilidades das pessoas, enquanto apenas 25% do conhecimento técnico;
7. 64% dos clientes dizem que fornecer uma excelente experiência fortalece sua lealdade;
8. 61% dos compradores têm uma experiência de vendas positiva quando o representante de vendas não é insistente ou agressivo;
9. Os clientes ficam mais motivados a fazer compras quando veem o representante de vendas como um consultor confiável que aumenta sua confiança.

O QUE ESTÁ AFETANDO O HUMOR DOS VENDEDORES?

Para melhorar o clima geral da sua área de vendas, é essencial entender os estresses e desafios comuns do dia-a-dia enfrentados pelos representantes de vendas. Aqui, abordaremos três principais fontes de estresse:

A. Esgotamento
Vendas é uma rotina difícil. Envolve longas horas, rejeição constante e uma atitude "sempre ativa" - e manter esse ritmo é estressante. Não é surpresa que 67% dos vendedores se sintam perto de um esgotamento.

Embora o estresse possa ser benéfico para alguns, muito dele pode ser prejudicial. A solução é encontrar um equilíbrio entre trabalho e descanso. Como líder de vendas, é essencial reconhecer os sinais de esgotamento , verificar rotineiramente com sua equipe e fornecer suporte.

B. Treinamento de vendas ineficaz
Você treinaria um time esportivo sem um manual? Provavelmente não – afinal, define como ganhar jogos e descreve estratégias e jogadas importantes. O treinamento de vendas não é diferente.

Configurar sua equipe para o sucesso é fundamental, mas a maioria das organizações adota uma abordagem informal para o treinamento – e geralmente termina quando alguém termina a integração. Talvez seja por isso que 26% dos representantes estão insatisfeitos com seu treinamento.

C. Um ambiente de trabalho tóxico
43% dos vendedores sentem que seu ambiente de trabalho é tóxico. Isso desempenha um papel importante em quanto seus vendedores vendem, quão produtivos são e quanto tempo permanecem na sua empresa.

Se sua cultura de vendas azedou, a pior coisa que você pode fazer é esperar que as coisas se resolvam sozinhas. Em outras palavras, uma cultura de vendas saudável não acontece organicamente. Como líder de vendas, cabe a você definir o tom para os outros seguirem.

Agora vamos abordar seis dicas para aumentar o moral geral, a confiança e a produtividade de sua equipe.

6 DICAS PARA MELHORAR O HUMOR GERAL DA SUA ÁREA DE VENDAS

1. Conheça seus representantes
Não existe uma abordagem única para aumentar o moral. Você tem que gastar tempo com cada representante para descobrir suas necessidades individuais, objetivos e fontes de motivação. Isso leva tempo, mas você obtém melhores resultados se souber quais alavancas puxar.

2. Lidere com empatia
Os representantes de vendas são mais do que o número de negócios que fecham. No entanto, eles são frequentemente encorajados a deixar seus sentimentos na porta.

De acordo com uma pesquisa global de 2021, 74% dos funcionários dizem que são mais eficazes em seu trabalho quando se sentem ouvidos. Estar em sintonia com os sentimentos de sua equipe é uma maneira eficaz de ajustar as expectativas e chegar ao cerne dos problemas.

Além disso, a empatia também é fundamental quando se trata de corrigir comportamentos. Por exemplo, suponha que um representante de vendas perca sua cota no final de um trimestre. Em vez de apontar o dedo, você pode usar a empatia para descobrir os obstáculos que os levaram a lutar – e garantir que eles tenham os recursos para ter um desempenho melhor no próximo trimestre.

3. Mude o foco
Focar incansavelmente no fechamento de negócios pode desanimar até mesmo os representantes de vendas com melhor desempenho. Tire a pressão criando metas menores que, em última análise, levam a alcançar uma maior. Metas diárias ou semanais são uma ótima maneira de construir confiança no curto prazo.

Por exemplo, uma meta diária pode incluir a conclusão de um determinado número de chamadas por dia ou a movimentação de vários negócios para o próximo estágio do pipeline.

4. Arranje tempo para a formação de equipes
A camaradagem da equipe é um elemento essencial - mas muitas vezes esquecido - de satisfação e moral dos funcionários. Aumenta a colaboração, a produtividade e até a felicidade. De fato, uma pesquisa da Gallup mostra que as pessoas que têm fortes amizades no local de trabalho estão 50% mais satisfeitas com seu trabalho.

A formação de equipes pode assumir muitas formas , desde um almoço de equipe mensal até um workshop de aprendizado. Priorizar essas atividades dentro da jornada de trabalho é um gesto poderoso que mostra à sua equipe que você valoriza o bem-estar dela tanto quanto as metas e as métricas.

5. Compartilhe o manual
Sua equipe é seu ativo mais valioso. Eles devem ter o conhecimento, as ferramentas e os recursos para ter sucesso – não apenas quando começam, mas durante todo o seu mandato. Faça uma pesquisa consistente com seus vendedores para ver se eles recebem o treinamento e a orientação de que precisam.

É igualmente importante considerar os objetivos de carreira de cada representante e oferecer oportunidades para ajudá-los a avançar em direção a eles. Isso mostra o investimento nos objetivos de curto e longo prazo de sua equipe.

6. Reconheça vitórias menores
É fácil comemorar as grandes vitórias. No entanto, reconhecer as vitórias menores, semana a semana, é igualmente importante para construir confiança e moral. Preste atenção sempre que alguém atingir um objetivo menor, tiver uma ótima ideia ou se destacar em uma determinada área. Esses momentos incentivam todos a continuar lutando por mais.

DE VOLTA PARA VOCÊ

Quando o moral cai, o mesmo acontece com o desempenho de vendas. É por isso que os gerentes de vendas eficazes valorizam o bem-estar de sua equipe tanto quanto as metas e as métricas. Se o moral da sua equipe estiver caindo, comece implementando as dicas acima e verifique rotineiramente com seus representantes para ficar à frente de possíveis incêndios.

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