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O comportamento de compra dos brasileiros no primeiro trimestre, por Itaú

Destaque para esporte e lazer que tiveram aumentos expressivos!

Em 03/06/2022, por Mundo Marketing
As informações a seguir são extraídas de: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/39885/brasileiros-gastaram-mais-com-esporte-e-lazer-no-primeiro-trimestre-segundo-relatorio-do-itau.html

Os brasileiros voltaram a viver fora de casa nos primeiros meses de 2022 e a forma com que eles gastam mostra onde estão as preferências deles nos novos hábitos. As transações em quadras esportivas - entre elas o beach tennis, que tem se expandido por todo o país - academias, viagens e atividades culturais e de lazer, como teatro, estão entre os que mais cresceram no primeiro trimestre deste ano.

O Pix também avança na representatividade entre os meios de pagamento, com uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período -- considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). Atualmente, o Pix representa 11% das movimentações, com cartões de crédito tendo 62% e cartões de débito, 27%.

A. Crescimento de atividades esportivas

Os dois anos de restrições de circulação se refletiram agora em um aumento do consumo em segmentos que tiveram que ser pausados durante a pandemia. Os gastos em quadras esportivas, por exemplo, tiveram alta de 126% no valor transacionado no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2021. E as quadras de beach tennis - consideradas por muitos o esporte do momento, lideram esse movimento, com um aumento de 330% no valor transacionado e de 355% nas operações.

O esporte, já consolidado nos estados do Sudeste, ganhou força nos primeiros meses de 2022 especialmente no Centro-Oeste e no Nordeste, com um boom no consumo. Ainda em relação às atividades esportivas, a pescaria também teve alta: um salto de 528% no consumo no período analisado pelo estudo.

B. Retomada em Lazer e Educação

A busca por lazer está em alta. Os teatros, tão prejudicados pelo isolamento social, agora veem suas salas de espetáculos voltando a encher. O setor teve um incremento de 526% no valor transacionado nos primeiros três meses do ano e 383% na quantidade de operações. O número ainda não supera o período pré-pandêmico, mas já está próximo. E os passeios nos zoológicos e aquários fizeram parte das atividades de entretenimento das famílias neste início de ano, com alta de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações.

No segmento de educação, o consumo também mostra um movimento comportamental. Os gastos com materiais escolares cresceram 58% no primeiro trimestre na comparação com 2021, agora que as aulas voltaram ao presencial. Mesmo assim, os cursos online vieram para ficar e seguem em tendência de crescimento, com alta de 39% no intervalo analisado. Quando comparado com 2020, o aumento é de 88%.

C. Performance do varejo: transações online seguem crescendo

O valor transacionado no varejo continua superando os níveis pré-isolamento, com aumento de 28% no primeiro trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021. Na comparação com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 40%; sobre 2019, de 56%.

A quantidade de transações nos primeiros três meses de 2022 foi 29% maior do que as realizadas no mesmo período de 2021. Já em relação ao trimestre anterior (4º tri de 2021), houve uma redução de 7% no valor transacionado -- natural devido ao contexto de início de ano e um cenário macroeconômico mais desafiador.

As compras no varejo físico representaram 77% do volume em faturamento no primeiro trimestre de 2022. Já a participação das transações online se consolidou em 22%, mas segue tendência de crescimento em níveis superiores ao período pré-pandemia. No ambiente físico, os gastos cresceram 26% no período analisado (comparando com 2019, o aumento foi de 42%). Já o valor gasto nas compras online avançou 38% neste último trimestre, obtendo crescimento consistente -- comparando com o mesmo período de 2020, a evolução foi de 84%, e ante 2019, o avanço foi de 126%.

Quando se aplica o recorte de gerações, os gastos dos zennials em compras online cresceu 81% no período. Seguidos pelas gerações Y (+29%), X (+21%) e pelos Babyboomers (+13%). E enquanto as mulheres são responsáveis por 52% das transações feitas pela internet, 55% do valor total consumido é dos homens.

D. Datas especiais

Na semana do feriado do Carnaval (28 de fevereiro a 1º de março), sem a festa oficial, o valor transacionado no varejo teve queda de 3%. À parte das comemorações, o público aproveitou a folga para viajar. Os gastos com turismo no período cresceram 656%, e quem optou por ficar em casa buscou entretenimento online -- os streamings apontaram crescimento de 643% (sempre na comparação com o mesmo feriado de 2021).

No Dia da Mulher (8 de março), os dados indicam uma tendência por celebrar o dia com presentes e comendo fora de casa. Destaque para restaurantes, que tiveram crescimento de 196% no valor transacionado na comparação com a mesma data no ano de 2021; e vestuário, com aumento de 127%. Na data, o valor geral transacionado no varejo teve alta de 49%.

A Semana do Consumidor (14 a 20 de março) também movimentou o varejo, com avanço de 117% no consumo na comparação com a mesma semana no ano de 2021. Nesta temporada, o consumidor optou por entretenimento fora de casa: gastos com boliche tiveram um salto de 2.100%, e bares e choperias, um aumento de 340% no período.

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Abraço!

Henrique Fernando Pies - Digital Marketing Associate do Facebook

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