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55% dos brasileiros 50+ dizem que marcas falham ao tentar se relacionar com eles

Dificuldades são ocasionadas, sobretudo, pela falta de um olhar estratégico para as necessidades e os desejos do público sênior

Em 26/02/2024, por Ian Cândido - Mundo Marketing
Cada vez mais, o tema etarismo assume posições estratégicas para o Marketing, tanto internamente, no que diz respeito às fileiras de colaboradores de uma empresa, quanto externamente, ou a importância dirigida pelas marcas ao público 50+. A segunda parte dessa discussão ganha ainda mais relevância quando 55% do público maduro percebe uma desconexão significativa entre eles e as marcas, conforme apontam dados levantados pelo estudo “Tsunami Prateado”.

Segundo Bete Marin, publicitária especialista em Gerontologia e cofundadora da MV Marketing, a falta de um olhar mais cuidadoso para o público sênior, classificado por Theodore Levitt como “Miopia de Marketing”, é um erro a ser corrigido com urgência. Ela ressalta que a inclusão etária é um imperativo para as empresas diante do cenário demográfico que se apresenta no Brasil. No país, o público 50+ corresponde a 25% da população.

Potenciais melhorias passam pela revisão nas estratégias de Marketing, que devem se adaptar para se tornar mais empáticas ao público em questão, entendendo plenamente fatores como as suas necessidades, desejos, onde se encontram e como eles desejam interagir com as marcas que lhes interessam.

Neste panorama, um levantamento conduzido pela MV Marketing aponta que 25% dos profissionais que acessam conteúdos de Letramento em Longevidade – estratégias para dialogar com o público sênior – são CEOs, presidentes e fundadores; 12% são diretores; e 11% são gerentes, sendo a maioria composta por mulheres (66%).

A pesquisa identificou, também, os cinco setores com maior incidência de interesse na temática: saúde e bem-estar, consultoria, comunicação e Marketing, financeiro e educação. Para Camilla Alves, cofundadora da MV Marketing, o interesse da alta liderança feminina no tema é um sinal de que as empresas estão começando a reagir e entender a relevância desse público para incluí-lo de maneira mais assertiva no radar estratégico.

Do profissional para o consumidor

O estudo indica que o exercício de adaptação do Marketing às necessidades do público 50+ será um movimento contínuo à medida que a população nacional envelhece. Essa adaptação, contudo, não deverá ser tão complicada caso as empresas valorizem a experiência de profissionais que também fazem parte do grupo sênior.

Afinal, antes de serem profissionais, estas pessoas também são consumidores. Logo, eles conhecem como ninguém o caminho para compreender as próprias necessidades, desejos, os locais que costumam frequentar e como desejam interagir com as marcas que lhes interessam. Em vista disso, o crescente movimento das marcas para alcançar o público 50+ poderá trazer boas oportunidades aos seniores – e para agarrá-las, é preciso estar preparado.

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