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Melhores práticas de cores de marca

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Em 22/06/2023, por Hubspot
1. Considere as diferenças culturais

Ao escolher as cores da marca, lembre-se de levar em consideração as diferenças culturais. Algumas cores podem ter diferentes significados e associações em diferentes culturas.

Por exemplo, o branco simboliza pureza e inocência nas culturas ocidentais. Mas, pelo contrário, tem significados sombrios, como luto e morte em algumas culturas asiáticas.

Na década de 1950, a Pepsi decidiu renovar a cor no Sudeste Asiático. Eles trocaram o velho e opaco azul escuro por um tom novo, moderno e azul gelado que eles acreditavam que faria suas máquinas de venda automática parecerem novas e convidativas.

Mas ninguém se preocupou em verificar o significado cultural da cor azul naquela parte do mundo.

Acontece que azul claro significa morte e tristeza. Portanto, nem é preciso dizer que o novo esquema de cores não caiu bem entre os habitantes locais. O resultado? Uma queda acentuada no preço das ações da Pepsi na região.

Dica profissional: ao escolher cores para sua marca, certifique-se de estar ciente de suas conotações culturais.

2. Use cores para diferenciar produtos

Se sua marca oferece produtos ou serviços diferentes, você pode usar cores para diferenciá-los.

O Google usa uma estratégia inteligente para ajudar os usuários a diferenciar facilmente seus produtos. A gigante da tecnologia usa um esquema de cores distinto para cada oferta.

Por exemplo, o Google Drive tem uma aparência tricolor, enquanto o Google Docs tem uma nova tonalidade azul. O Planilhas Google é verde e o Apresentações tem uma aparência amarela.

Dica profissional: escolha uma cor diferente para cada produto ou serviço para ajudar os clientes a identificá-los e lembrá-los facilmente.

3. Use cores para reforçar a personalidade da sua marca

As cores também podem comunicar mensagens importantes e aprimorar a narrativa da marca. Se você selecionar cuidadosamente os matizes que se alinham com os valores e a narrativa de sua marca, poderá criar uma experiência de marca muito melhor para seus clientes.

Por exemplo, vamos considerar a Adidas - o que a diferencia das outras?

Suas cores ousadas e dinâmicas refletem o espírito atlético e competitivo da empresa. O icônico logotipo de três listras geralmente é preto e branco, dando um toque de sofisticação e atemporalidade à aparência geral da marca.

No entanto, a Adidas também incorpora cores vivas e vivas em seus designs de produtos, como amarelo neon e azul elétrico. Isso exala uma sensação de entusiasmo e excitação.

4. A importância do contraste visual no branding

Adicionar contraste visual à sua marca é outra chave para destrancar a porta do design perfeito. Você não precisa fazer com que pareça um letreiro de néon de Las Vegas.

Dica profissional: use a combinação de cores certa para criar contraste. Você pode então enfatizar elementos-chave e transmitir sua mensagem de forma mais eficaz.

Não importa a marca, um elemento de contraste visual é a chave para cada paleta de cores. tendo contraste não significa necessariamente que uma marca pareça ousada ou chamativa. Uma sensação de harmonia complementar, seja por matiz ou valor, permite que todos os visuais da marca sejam claros e legíveis.

“Na Switch, um processo que usamos para garantir que as cores da marca que planejamos tenham contraste suficiente é dessaturar nossa paleta de marca escolhida. Ao remover todos os matizes de nossas cores, garantimos que os valores das cores sejam distintos o suficiente e, portanto, funcionem bem juntos.

Este é um processo de engenharia reversa do 'underpainting' tradicional - onde os artistas planejariam sua pintura em monocromático, usando apenas luz e sombra para contar a história”, Andrea Meli, chefe de design, Switch.

Agora, vamos relembrar o icônico logotipo da Apple com o contraste perfeito entre preto e branco. Este design mostra como até mesmo um logotipo simples pode usar contraste visual para causar uma impressão duradoura.

5. Esteja aberto a mudanças

Por fim, não hesite em mudar as cores da sua marca se elas não estiverem se conectando com seu público-alvo ou não corresponderem mais à personalidade e aos valores de sua marca. Fique aberto para fazer ajustes que possam aumentar o apelo da sua marca.

E não considere isso uma coisa ruim. Na verdade, muitas marcas megapopulares fizeram a mesma coisa.

Por exemplo, em 2014, o Airbnb atualizou as cores e a fonte de sua marca. A empresa mudou de um esquema de cores azul e branco para uma paleta de cores mais vibrante e diversificada.

Da mesma forma, Semrush, a principal ferramenta de SEO, foi renomeada em dezembro de 2020 para simbolizar a centelha criativa que acende o mecanismo de marketing e a abordagem de trabalho enérgica, apaixonada e inovadora da empresa.

INSPIRAÇÃO DE 10 MARCAS QUE ACERTAM

Por fim, confira a lista de 10 marcas que usam cores com habilidade para criar uma identidade visualmente impressionante e memorável.

- Instagram – Roxo, rosa, laranja e branco.
- LinkedIn – Azul e branco.
- Red Bull – Azul e vermelho.
- Spotify – Verde e preto.
- Ferrari – Vermelho e amarelo.
- Visa – Azul e branco.
- Samsung – Azul e branco.
- Twitter – Azul e branco.
- Dropbox – Azul e branco.
- YouTube – Vermelho e branco.

E se você está procurando uma resposta para quais são as melhores cores de marca, desculpe estourar sua bolha, mas elas não existem. O truque é misturar e combinar cores diferentes para criar um design visual exclusivo que diferencie sua marca.

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