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Publicidade de IA: prós, contras, dicas e exemplos

A 22 ajuda você!

Em 13/06/2023, por Hubspot
Você já ouviu isso um milhão de vezes: a inteligência artificial está mudando o mundo do marketing e como as marcas anunciam para os consumidores – e a tendência não vai parar tão cedo.

Na verdade, a receita do mercado global de IA em marketing provavelmente crescerá de US$ 27,4 bilhões em 2023 para US$ 107,4 bilhões em 2028.

Mas a IA é algo que sua marca deve aproveitar em sua próxima campanha publicitária? Para ajudá-lo a tomar essa decisão, eis o que você precisa saber sobre publicidade de IA, incluindo dicas e exemplos.

Primeiro, vamos examinar os prós e os contras de alavancar a IA na publicidade.

PRÓS DA IA NA PUBLICIDADE

Aqui estão alguns benefícios de alavancar a IA na publicidade.

A. Segmentar anúncios com eficiência por meio de dados

Na publicidade, os dados podem prever o comportamento do consumidor para criar anúncios direcionados mais eficazes.

A Forbes relatou que a combinação de IA e Big Data pode automatizar "quase 80% de todo o trabalho físico, 70% do processamento de dados e 64% das tarefas de coleta de dados".

Big Data é um termo para uma grande quantidade de novos dados disponíveis resultantes do crescimento da tecnologia digital.

Também vale a pena notar que 72% dos profissionais de marketing e negócios concordam que as ferramentas de IA podem ajudá-los a extrair informações de dados que, de outra forma, não seriam capazes de encontrar, de acordo com nossa Pesquisa sobre o estado da IA.

B. Alcance mais clientes

A IA pode ajudar sua marca a avaliar rapidamente o que está funcionando e não em seus esforços de publicidade. Por exemplo, a Coca-Cola usa algoritmos de IA para analisar quando, onde e como os consumidores falam sobre a marca nas redes sociais.

Especificamente, a empresa estudou 120.000 peças de conteúdo de mídia social para entender a demografia e os comportamentos de clientes e usuários que discutem seus produtos.

Com isso, a marca pode adaptar seu conteúdo para atender às necessidades dos consumidores e ampliar seu alcance.

C. Economize tempo e dinheiro

Obviamente, um dos maiores atrativos da IA é sua capacidade de trabalhar e gerar resultados rapidamente. A IA pode coletar, analisar e classificar rapidamente grandes quantidades de dados.

Ela pode usar suas descobertas para identificar tendências, permitindo que os profissionais de marketing tomem decisões de publicidade informadas.

Isso também pode economizar o dinheiro da sua empresa em publicidade, eliminando as suposições e identificando rapidamente as oportunidades com maior probabilidade de gerar receita.

DESAFIOS DA IA NA PUBLICIDADE

Aqui estão alguns desafios que as marcas podem enfrentar ao usar IA na publicidade.

A. Possíveis imprecisões nos dados

Os resultados gerados pela IA só são eficazes se as entradas de dados forem precisas. Os dados devem representar todos os aspectos dos clientes, seu comportamento e sua jornada.

Portanto, as empresas devem investir em maneiras de verificar a precisão dos dados inseridos nos modelos de IA para garantir sua eficácia.

B. Falta de criatividade

A IA pode ser uma excelente ferramenta para coletar dados para informar campanhas publicitárias; no entanto, os humanos ainda precisam fazer um brainstorm de conteúdo publicitário criativo que gere impacto e resultado.

Por exemplo, os consumidores costumam gravitar em torno de publicidade em mídia social que mostra os valores da marca e como ela se alinha com os seus. Anúncios engraçados, modernos e relacionáveis também são populares entre o público.

No momento, apenas os humanos podem liderar o conteúdo de publicidade que é identificável e tocante. Uma campanha publicitária que depende muito da IA pode resultar em publicidade monótona e desconectada.

No entanto, é importante observar que, embora as ferramentas de IA não possam liderar campanhas criativas, elas ainda podem ser úteis no processo criativo.

Por exemplo, o recurso Content Assistant AI da HubSpot pode gerar ideias de blog, esboços de blog, e-mails de marketing e muito mais para ajudar a orientar os profissionais de marketing em direção a seus objetivos.

C. Dados privados

Como mencionado anteriormente, a IA pode coletar dados para criar anúncios mais personalizados. No entanto, também existe a preocupação de que os algoritmos e modelos de IA possam inadvertidamente coletar informações confidenciais sobre os consumidores.

As empresas que utilizam a IA para coletar dados para publicidade terão que mitigar o risco, decidindo quais informações do consumidor proteger e como.

EXEMPLOS DE PUBLICIDADE DE IA

1. Alimentos integrais

Em 2021, a Whole Foods abriu várias lojas Just Walk Out nos Estados Unidos, permitindo que os clientes pegassem seus produtos e saíssem sem parar no caixa. Em vez disso, os itens são cobrados do cliente via IA.

As informações de compra da IA podem ajudar a identificar padrões e prever comportamentos futuros. As informações permitem que a Whole Foods envie mensagens personalizadas aos clientes.

Por exemplo, se um cliente compra regularmente molho de macarrão, manjericão e macarrão, a Whole Foods pode enviar códigos promocionais e descontos para outros ingredientes e alimentos italianos.

Do que gostamos: As lojas Just Walk Out criam uma experiência de cliente simples para os compradores, ao mesmo tempo em que reúnem informações úteis que podem atendê-los melhor no futuro.

2. Coca-Cola

A empresa de bebidas lançou sua própria plataforma de IA construída pela OpenAi e Bain & Company exclusivamente para a marca.

A plataforma é chamada de "Create Real Magic" e combina GPT-4 e DALL-E. O GPT-4 produz texto semelhante ao humano a partir das consultas do mecanismo de pesquisa e o DALL-E converte prompts de texto em imagens.

De acordo com nossa pesquisa, 44% dos profissionais de marketing usam ferramentas visuais de IA como o DALL-E.

Combinando o programa, a Coca-Cola criou uma campanha na qual os fãs podem criar sua própria arte digital com base em aspectos da marca, como a garrafa icônica e o logotipo do roteiro.

Os participantes podiam, então, baixar suas criações e enviá-las para serem exibidas em outdoors digitais na Time Square de Nova York e no Piccadilly Circus de Londres.

Dica profissional: ao aproveitar a IA em sua publicidade, procure oportunidades para envolver seus consumidores no processo criativo.

3. Heinz

A Heinz fez parceria com a Rethink Ideas, uma agência criativa, para criar uma série de anúncios visuais gerados por IA.

A campanha iniciada pela equipe da Rethink Ideas começou a brincar com o gerador de imagens AI DALL-E 2 e percebeu que as solicitações relacionadas ao ketchup produziam imagens que se pareciam quase exatamente com o ketchup Heinz.

A agência então pediu aos consumidores que compartilhassem suas solicitações de IA para imagens de ketchup. As melhores sugestões foram apresentadas nas mídias sociais e em anúncios impressos.

Do que gostamos: esse uso de IA permite que os consumidores se divirtam e participem do processo criativo. Além disso, é uma maneira inteligente de mostrar o quanto a Heinz é conhecida e confiável entre os consumidores.

A marca é tão conhecida que a IA imediatamente "pensa" na Heinz quando perguntada sobre o ketchup.

A IA pode ser uma ferramenta poderosa que oferece amplas oportunidades para marcas que buscam maneiras inovadoras de atingir seu público.

Desde a geração de imagens até a redação de cópias e a coleta de dados – há muitas maneiras de implementar a IA para personalizar a experiência do cliente e aumentar a receita.

Agora que você conhece os prós e os contras da IA e como pode usá-la, está pronto para decidir se e como a IA pode impulsionar sua marca.

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