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Por que a lucratividade do cliente é importante?

Torne seu negócio mais eficiente!

Em 08/05/2023, por HubSpot
Entender quais clientes podem gerar mais dinheiro para você pode informar decisões de negócios estratégicas e inteligentes em toda a sua empresa.

VENDAS

Uma análise completa da lucratividade do cliente pode ser fundamental para uma estratégia de vendas eficiente.

Ao segmentar sua base de clientes e identificar as oportunidades mais lucrativas, você pode entender melhor quais clientes em potencial ajudarão mais sua empresa e adaptar seus esforços de vendas de acordo.

Você deseja conquistar clientes e clientes que ajudarão seus resultados. Com uma análise de lucratividade do cliente, você pode ver quem são esses clientes em potencial e como alcançá-los.

Uma análise de lucratividade do cliente coloca um novo grau de percepção em seu processo de vendas. Isso pode impedir que você busque clientes em potencial que terão retornos abaixo do esperado ou possivelmente até mesmo perda de dinheiro.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Aplicar as descobertas de lucratividade do cliente às práticas de atendimento ao cliente pode parecer um pouco delicado.

Mas a realidade é que sua empresa tem uma quantidade fixa de recursos de serviço. Certos segmentos dentro de sua base de clientes utilizarão esses serviços mais do que outros.

Isso não quer dizer que você deva ignorar todas as personas, exceto aquela que lhe dá mais dinheiro. Você ainda deve oferecer um atendimento excepcional a todos que usam seu produto ou serviço.

Mas existem algumas maneiras de fornecer tratamento preferencial sem alienar o restante de seus clientes.

Você pode oferecer aos clientes mais lucrativos tempos de espera mais curtos, mais linhas diretas para sua equipe, acesso a conteúdo exclusivo e quaisquer outras medidas que você possa tomar para acomodar seus interesses.

DETERMINANDO A LUCRATIVIDADE DO CLIENTE

A lucratividade do cliente é uma métrica interessante e valiosa a ser considerada ao estruturar seus esforços de vendas, marketing e serviços.

Dito isso, você não deve olhar para a métrica como o fim de tudo de como abordar suas operações de negócios - você ainda precisa fornecer um serviço exemplar a todos com quem interage.

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