Em 28/12/2022, por Matéria extraída do blog da Hubspot
Matéria extraída de: https://blog.hubspot.com/sales/how-to-keep-a-conversation-going?hubs_post-cta=blognavcard-sales52% dos líderes de vendas dizem que as conversas são uma das métricas de produtividade mais importantes a serem rastreadas. Portanto, esteja você negociando com um cliente em potencial ou apenas conversando rapidamente com outro profissional - a maneira como você mantém essa conversa pode fazer a diferença entre uma oportunidade perdida ou seu próximo negócio fechado.Mas, às vezes, é mais fácil dizer do que fazer. Idealmente, suas conversas levarão a relacionamentos duradouros - mas você pode precisar de ajuda para encontrar mais a dizer para evitar forçar a conversa. 1. Encontre um terreno comum na conversa fiadaMergulhar na venda no início da conversa pode parecer agressivo. Em vez disso, é melhor cumprimentá-los e iniciar a conversa com um ponto de identificação, como conversa fiada. Esse tipo de conversa pode ser tópicos de discussão simples e inofensivos, como: a. Trazendo o último evento esportivo b. Perguntando se eles viram [inserir grande filme recente] c. Pedindo recomendações sobre atrações locais d. Perguntar sobre como eles escolheram sua carreira e. Descobrir se você compartilha algum hobby ou interesseEsses pequenos pontos de conversa ajudam você a compartilhar mais de sua personalidade e confiabilidade sem a pressão de um discurso de vendas imediato.DICA PROFISSIONAL: lembre-se de que conversa fiada é apenas isso — conversa fiada. Mantenha-a doce e evite perguntas excessivamente invasivas sobre assuntos mais pessoais, como onde alguém mora, sua família, religião ou política, por respeito à sua privacidade 2. Use perguntas abertasFazer perguntas abertas pode resultar em conversas particularmente produtivas. À medida que você souber com quem está falando, deixe-os guiar a narrativa e incentive-os a se aprofundar em perguntas como: a. “Conte-me mais sobre…” b. "Por que você se sente assim?" c. "Como você chegou a essa conclusão?” d. “Como posso apoiá-lo?”DICA PROFISSIONAL: reduza ao mínimo as perguntas "sim" ou "não" para evitar que a conversa seja interrompida. Você está conversando para saber mais sobre uma pessoa, não apertando botões em um robô. 3. Use elogios ou reforço positivo durante o diálogoNunca subestime o poder do elogio. Quando você pode manter uma conversa com uma linguagem complementar, a pessoa que está recebendo a conversa ficará muito mais inclinada a ouvir mais de você.Por exemplo, se seu cliente em potencial pesquisou bastante sobre sua oferta, faça elogios sutis em suas respostas, como: a. "É ótimo que você tenha feito tanta pesquisa. Eu adoraria responder a quaisquer perguntas que você tiver." b. "Conhecer pessoas entusiasmadas como você é uma das minhas partes favoritas do trabalho." c. "Eu aprecio que você tomou este tempo hoje para revisar os detalhes. Espero que você tenha encontrado o que estava procurando."DICA PROFISSIONAL: há uma linha tênue entre elogios e lisonjas excessivas. Os clientes em potencial sabem que sua real intenção é vender para eles, portanto, não se concentre muito em bajulá-los. Seu produto ou serviço deve falar por si.4. Envolva-se na escuta ativaA escuta ativa é um dos melhores ativos de um vendedor. Cada cliente em potencial que você conhece tem problemas, circunstâncias e necessidades únicas que os levaram a procurar sua empresa – e ouvi-los permite que você entenda e capitalize esses fatores. Os ouvintes ativos eficazes abrangem estas práticas recomendadas: a. Aborde cada diálogo com o objetivo de aprender algo. b. Deixe o outro orador falar e certifique-se de entender completamente o que ele está dizendo. c. Acene com a cabeça ou mostre que compreende ou acompanha a conversa. d. Ouça as palavras do orador e encoraje-o a lhe contar mais.DICA PROFISSIONAL: A escuta ativa também ajudará você a personalizar sua solução de acordo com as necessidades de seu cliente em potencial. Isso pode fazer com que eles se sintam mais como uma prioridade, tornando-os mais propensos a querer fazer negócios com você. 5. Lembre-se de que sua linguagem corporal também fala.Se estou conversando com alguém que parece desinteressado, distraído ou ocupado com uma tarefa diferente, geralmente interpreto como uma dica de que eles gostariam que o bate-papo terminasse logo. Mas, às vezes, a pessoa do outro lado nem sabe que sua linguagem corporal está dando esse sinal.Para evitar o envio de sinais mistos e certifique-se: a. Mantenha uma quantidade saudável de contato visual. b. Fique de frente para a pessoa com quem está falando ou incline sua cadeira em direção a ela, se estiver sentado. c. Abstenha-se de usar o telefone ou peça licença para responder a uma mensagem importante e com prazo determinado.DICA PROFISSIONAL: você não precisa encarar a outra pessoa durante toda a conversa - apenas dê a ela a atenção que você deseja em troca, para que ela saiba que suas palavras são valiosas. 6. Aprenda a falar através de uma objeção para uma solução.Ao falar com um cliente em potencial, muitas vezes você pode dizer quando ele tem reservas sobre seu produto ou serviço. É sua responsabilidade informá-los sobre suas opções, especialmente porque 60% dos clientes dizem não quatro vezes antes de dizer sim.Patrick Downs, ex-gerente de capacitação e treinamento de vendas da PandaDoc, em entrevista para a HubSpot Academy, enfatiza que, quando você ouve os medos de um cliente em potencial, precisa se apoiar em suas palavras, reconhecer a objeção e orientá-lo para a solução certa.DICA PROFISSIONAL: você deve ter muito cuidado ao navegar em uma conversa em que o cliente em potencial já expressou dúvidas. Evite descartar as objeções do cliente e destaque uma solução diferente como um grande argumento da discussão. Deixe-os fazer o que quiserem com essa informação - aplicar muita pressão pode fazê-los abandonar a venda por completo.A 22 AJUDA VOCÊ!Precisando de ajuda para vender mais? Contate a 22 PERFORMANCE! Ajudar você é a nossa missão!Canais de atendimento:Whats Comercial: 55 9 98465-5407E-mail: atendimento@22performance.com
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